20 de out. de 2012

A nova febre: Hipster

Fotografia:Divulgação.  



Há algum tempo eu venho observando o comportamento das pessoas ao meu redor, onde estudo para ser mais exata. Por ser uma faculdade com a maioria dos cursos de comunicação, a galera tem um estilo um pouco incomum, não incomum de feio, mas diferente das outras faculdades onde existe uma mesclagem de cursos. Sabe aquela pessoa que você acha estranho? E não, eu não estou falando do seu amigo brega! Mas daquela pessoa que se acha "alternativa". Digo estranho como algo que você não está acostumado a ver andando por ai sempre, seja por uma peça de roupa ou uma combinação diferente do senso comum. É provável que o que está na moda hoje tenha sido bastante usado a pelo menos uns dois anos atrás pelos Hipsters. Isso mesmo esse estilo não é algo que nasceu agora.Existe desde 1940, o termo Hipster veio na era do Jazz, onde a palavra Hip era um adjetivo para descrever os fãs da tendência na época. Os Hipsters são aquelas pessoas que usam camisetas com filmes e bandas que normalmente você nunca ouviu falar na vida, são pessoas pseudo intelectuais,a  grande verdade é que quanto mais você gosta de coisa velha "vintage"(HAHA) mais próximo você está de se tornar um Hipster.


Bônus sobre a origem do termo: Se você já leu On The Road, de Jack Kerouac, deve ter pego em algumas partes umas alusões a hipsters. Nesse marco da literatura americana, e principal obra dos beatniks, Sal Paradise (codinome do próprio Kerouac) comenta que vê hipsters em um ou outro ponto do livro. Bom, ele realmente viu hipsters – afinal a obra se passa na época onde os reais seres dessa tribo ainda viviam, mas ele vê o final de uma era hipsteriana e pedaços de seres espalhados por todo território dos EUA. Kerouac cita no livro quase como mendigos, que são sujos e bêbados, porem com fortes conhecimentos na cultura e curtem um bom jazz. Então o que podemos concluir é que hipsters são pessoas que curtem hot jazz, a vida noturna, álcool, drogas, dança e estão sempre por dentro de discussões filosóficas sobre a vida. Eles leem mais e fazem parte de uma vanguarda fashion da época. (ou não,hehe) 



Os brechós tem muito que agradecer aos hipsters, pois eles trouxeram uma força ao ítens vintage, esse sentimento de que tudo que é velho é melhor, por isso uma galera valoriza tanto o óculos que era da avó (eu adoro,hehe) e foram encontrados no fundo de uma gaveta de uma cômoda feita com madeira da época que era liberado derrubar tudo que era árvore, mas em compensação a natureza reagradece agora, pois a alternativa de comprar em brechós, é um jeito massa de reciclar. (mas isso é outro assunto) 


Entenda mais sobre:

Algumas musicas do gosto Hipster:

Paginas no Facebook:

Mais fotos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário